sábado, 24 de janeiro de 2015

Lasagna





















Para a massa
3 ovos grandes
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 fio de azeite
Coloque tudo no processador, bata até formar uma bola, deixe descansar ½ hora, abra na maquina de macarrão, até o mais fino, pendure no varal. Cozinhe, em 3 etapas, em abundante agua com sal por 2 minutos. Tire da agua quente e coloque numa tigela com agua fria, use rapidamente antes que grude.

Molho vermelho
500 g de carne moída
4 dentes de alho
1 maço de salsinha
½ litro de passata rustica (tomate)
pimenta vermelha, do reino, sal, orégano, nós moscada, azeite.
Refogue o alho picadinho no azeite, não deixe queimar, acrescente a carne, vá mexendo até pegar uma cor, acrescente os talos das salsinhas, picados bem fininho, os temperos, a passata e um pouco de agua. Deixe cozinhar até a carne amolecer, sem passar do ponto, acrescente a salsinha picada, acerte os temperos e a espessura do molho.

Molho branco
50 gramas de manteiga
50 gramas de farinha
0,75 litros de leite
Sal, pimenta do reino, nós moscada.
Derreta a metade da manteiga, acrescente a farinha, mexa por um minuto, fora do fogo, acrescente o leite aos poucos mexendo sempre para não empelotar. Se acontecer, bata no liquidificador. Devolva ao fogo, mexendo sempre, raspando o fundo, até ferver, aguarde um minuto, desligue o fogo, continue mexendo, coloque mais leite, se estiver grosso, acrescente o restante da manteiga e os temperos, bastante sal e bastante pimenta, experimente.

Recheio
300 gramas de presunto cozido
300 gramas de mozzarella
100 gramas de parmesão ralado

Montagem
Forre o fundo de uma assadeira média com molho de tomate, coloque uma camada de massa, pré-cozida, mais uma camada fina de molho, uma camada de um dos recheios, mais molho, mais massa. Vá cozinhando o resto da massa e alternando os molhos e recheios até acabar tudo, termine com uma boa camada de molho branco e queijo ralado.

Na hora de servir coloque no forno quente até ferver e gratinar.
#bateuumafominha, #lasagna, #lasanha, #massa, #gustavohomsi, #homsi

Nenhum comentário:

Postar um comentário