quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Carne de Panela


















Receita antiga, mas gostosa!
Usei meio lagarto.
Fure a carne com uma faca estreita, use a ponta para aumentar o corte, um pouco, no fundo. Não deixe chegar muito perto da borda ou a carne pode abrir quando estiver cozinhando.
Enfie uma linguiça calabresa lá dentro, se quiser também pode rechear com mais alguns legumes, salsão, cenoura, vagens e até só com os legumes. Nada de tempero por enquanto.

Prepare o refogado, bastante alho amassado e repicado grosseiramente, salsão, cenoura, muita cebola, tudo picadinho, para desmanchar.

Eu coloquei uma pimenta dedo de moça picadinha, poderia ter posto uma folha de louro, sálvia, cominho, mas não coloquei, preferi deixar só o gosto do refogado mesmo.

Coloque um pouco de óleo numa panela de pressão, quando estiver bem quente, doure a carne de todos os lados.
Retire a carne da panela, coloque mais um pouco de azeite, refogue os temperos, todos juntos, aproveitando para soltar o fundo da panela. Quando estiverem bem refogados, coloque um pouco de sal, acrescente água fervendo e acabe de soltar o fundo da panela.
Volte a carne para a panela, tampe e cozinhe de vinte a trinta minutos.

Controle a água para não secar, nem deixar o molho muito ralo. O ponto de cozimento da carne também é importante, ela nunca ficará muito macia e se você insistir, ela vai soltar toda a gordura e ficar seca.
Abra a panela, corte uma fatia, experimente.
Acerte o sal, reduza o molho e bom apetite!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Bem isto mesmo Lilica. Você já é restauranteur, não precisa da receita, mas fiquei contente de ter despertado esta imagem de comida reconfortante em você, obrigado pelo comentário e um abraço.

      Excluir