domingo, 22 de janeiro de 2017

Arroz com Tudo




















Morava em Ilhabela.
Naqueles domingos pachorrentos, fora da temporada, um grupo de amigos, às vezes, invadia minha casa aos gritos de “Arroz com Tudo”! “Arroz com Tudo”!

Fiz a primeira vez quando voltamos de uma pescaria frustrada. Refoguei tudo que tinha na geladeira e cozinhei com arroz caldo e temperos, com aquela fome, foi um sucesso, parecia uma “paeja”, pegou.
Traziam bebida para uma semana e ameaçavam não sair antes de comer.
Parecia que estavam me torturando, eu me fazia de difícil, qual o que!
Aquilo me enchia de alegria, mal sabiam eles que a base já estava sempre pronta, congelada, esperando por eles. Tantas vezes já me convidaram antes, que prazer retribuir!

Meu freezer sempre tinha peixe, frutos do mar, mas o verdadeiro segredo é o caldo de frango, a base. A gelatina vai amanteigar o arroz, vai dar o sabor de base.
Panela de pressão, coxas ou sobrecoxas de frango, com pele, cebola, alho, salsão, salsinha, louro, sal, pimenta, açafrão da terra, as verduras que você tiver e gostar, aproveitaremos só o caldo e as carnes. Se preferir prepare antes ou mesmo congele, para quando for invadido.

Refogue o que você tiver na mão, umas linguiças picadas, restos de porco ou carne, assados ou cozidos, lulas, camarões, peixe, muito alho picadinho e o arroz, se já vier lavado, vai direto do pacotinho para a panela, junte a carne do frango cozida e o caldo. Acerte o sal, a pimenta, cozinhe por 15 minutos, deixe repousar por ½ hora.


Se os convidados estivem bêbados, fica mais fácil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário