domingo, 3 de março de 2019

Capão Grelhado





















Reza a lenda que Nero detestava acordar cedo, mandou matar todos os galos e frangos de Roma. 
Para contornar a situação começaram a castrar os filhotes e descobriram que além de não catarem, cresciam mais e tinha um gosto ótimo.

Se você só tiver frango esta receita também funciona, se você seguir com atenção.

Deite meio peito, na placa de corte, com a pele para baixo. Com a ponta da faca, na metade da peça, corte para a lateral para abrir o peito como uma borboleta. O objetivo é ter uma espessura uniforme de maneira que tudo chegue ao ponto de cozimento ao mesmo tempo. Parece difícil, mas não é. Se ficar uma parte mais gordinha, faça um talho até a metade da espessura para o calor e o tempero entrarem.

Tempere com sal, pimenta do reino e orégano e deixe pegando gosto, enquanto você cuida do resto. A carne não poderá estar gelada quando for para o fogo.

Enquanto isto prepare o vinagrete, descasque e corte a cebola no meio, pique em fatias o mais finas possível, escalde em agua fervendo por 30 segundos, escorra coloque na agua gelada, espera esfriar e deixe escorrendo. Só coloque o sal na ultima hora para não soltar a agua. Se quiser pode enfeitar com tomate sem sementes picadinho, pimenta dedo de moça ou calabresa, salsinha, enfim.
Se for tomar vinho tempere com limão, em todos os outros casos um bom vinagre, não muito porque o peito não tem muita gordura você só precisa de um toque ácido. Sal, pimenta do reino, mais orégano.

De volta ao peito.
Pré-aqueça o forno a 200°C.
Numa frigideira que possa ir ao forno ou forma pequena e baixa, coloque um fio de azeite de oliva, aqueça e coloque o peito com a pele para baixo. A frigideira deve ‘chiar’ não espirrar óleo pela cozinha inteira.
Controle o fogo, não pode parar de fritar e soltar agua, nem queimar.
Não toque no peito, cozinheiros têm mania de ficar mexendo, controle-se.
Quando as beiradas começarem a ficar brancas, use um garfo ou uma pinça para dar uma olhadinha em baixo. Vire quando estiver como na foto, nem branco nem esturricado.
Repita e leve ao forno.

Este ficou exatos 10 minutos no forno.
Esta é a parte mais importante de receita, o frango não pode estar rosado, mas assim que a carne estiver branca e não translúcida está pronta.
Você não tem raios-X, isto depende de muitos fatores, chefes repetem a mesma receita centenas de vezes, nas mesmas condições.
Fique atento, simplesmente faça um talho na carne e olhe. Não deixe passar do ponto ou vai ficar seco, principalmente se for frango e ai perdeu a graça!

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário